Depois de um tempo longe das publicações, chegou a hora de voltarmos a abordar assuntos ligados a nosso dia-a-dia.

Desde que começaram a implantar as faixas exclusivas para ônibus aqui em São Paulo, algumas questões começaram a melhorar e como sempre, também começaram a piorar.

Mas por que essa contradição? Simples, com a medida que as faixas são implementadas, os carros passaram a perder uma faixa, de outro lado, muitos que dependem do transporte publico começaram a ganhar tempo em seus deslocamentos.

O que começamos a ver foi, uma serie de congestionamento nas faixas onde os carros podiam circular e em alguns lugares, a faixa exclusiva de ônibus vazia, com o isso a velocidade dos ônibus aumentaram e consequentemente a dos carros diminuíram.

Que texto maluco esse, tenho certeza que muitos que estão lendo, acharam isso.

O exemplo do transporte publico que utilizei aqui foi só para ilustrar um pouco do que passamos diariamente, as escolhas que precisamos fazer e também o impacto delas.

Ao criarem as faixas exclusivas, foi “retirado” uma faixa dos carros, isso proporcionou melhorias no transporte coletivo, com o aumento da velocidade nos corredores,muitos que dependem do transporte coletivo passaram a gastar menos tempo em suas viagens.

Por outro lado, aqueles que utilizam o carro diariamente, passaram a criticar as faixas e ficaram mais estressados ainda, pois ficar horas trancado dentro de um carro não é fácil, já experimentei e sei bem como é.

Então o que fazer?

Ser mais consciente, repensar nossas opções, atitudes, e o principal, pensar o quanto e como estamos impactando a transito na cidade.

Experimentar novas formas de se locomover na cidade pode ajudar a entender um pouco mais.

Recentemente realizei um levantamento do tempo que eu levo para chegar ao trabalho, e aqui estão os numeros:

Origem Terminal AE Carvalho – Praça Silvio Romero (aproximadamente 35 Km – ida e volta)

Tipo de Transporte

Ida

Volta

Total

Ônibus

1h30

50 min

2h20

Carro

1h15

1h30

2h45

Metrô

1h

1h

2h

Bike

45 min

50 min

1h35

*Contabilizado antes da implementação das faixas exclusivas